Vou aproveitar essa minha última semana de greve, pelo que parece, para dar algumas dicas de "turismo inteligente". Então se você é do tipo que gosta de toda aquela encenação típica dos lugares "exóticos", acha que Salvador se resume à sol, praia, capoeira e história, não chore, a realidade é triste. Vamos começar...
APRENDA O IDIOMA, OU APENAS O BÁSICO.
Bem, isso é pra qualquer um que vai pra fora do país. Nós, brasileiros estamos de parabéns, além de termos que aprender na marra o querido idioma universal, inglês, não fazemos disso um grande problema na hora H [Sim, eu estou generalizando.]. Mas querido turista que se encantou com a propaganda deste lindo paraíso exótico, que é Salvador, Bahia, Brasil [só que não.], aprenda a falar português! Lembrando que espanhol e português não são o mesmo idioma! Nem que sejam as palavras básicas, pra você se locomover com mais facilidade e não irritar as pessoas. Não é obrigação nossa falar seu idioma, é apenas uma cortesia.
SEJA GENTIL E EDUCADO!
Se você está estressado, por que tem poucos dias para conhecer toda a cidade ou o país [?]; ou acordou de mau humor; ou ainda, se você não está gostando do lugar. Ninguém tem nada a ver com isso além de você! Então, algumas precauções podem ajudar. Antes de viajar, procure informações sobre os lugares que você quer visitar, normalmente museus, galerias e afins divulgam os horários de funcionamento online ou por telefone; use o google maps; converse com pessoas que já visitaram o lugar, ou ex-moradores; E IMPORTANTE: FAÇA PERGUNTAS CLARAS E OBJETIVAS, E ESPERE A INFORMAÇÃO COMPLETA, NÃO INTERROMPA A PESSOA NO MEIO DE UM ESCLARECIMENTO.
xoxo







